Aspiras da Efigênia
No finalzinho do ano passado, já preparando a 1ª parte da Agenda 2008 deste blog, anunciei que em 2008 a Efigênia iria à escola pelas mãos de alguns blogueiros que se interessassem em participar da 2ª edição da atividade que, naquele ano, serviu de “esquenta” para 1º BlogCamp brasileiro, ocorrido em São Paulo - o “Blogosfera Brasileira em Debate“.
Findo o período de férias escolares em todo o Brasil, é chegado, então, o momento oportuno para iniciarmos nossas atividades pré debate 2008. Este post é para descrever as linhas gerais de como acontecerá este que talvez seja o 1º Meme offline da blogosfera brazuca. Então vamos direto ao ponto:
O Objetivo:
Apresentar ferramentas de mídia social (blogs, fotologs, videologs, podcasts, wikis, redes sociais e outras) ao maior número possível de pessoas que ainda não as conheçam, convidá-las e capacitá-las ao uso destas ferramentas.
O Modus Operandi:
1ª Etapa:
Você, que quiser participar dessa empreitada deverá seguir os seguintes procedimentos:
- Escolher uma (não precisa, embora possa, ser mais do que uma) escola da cidade onde você mora - qualquer uma; pode ser de ensino fundamental, de ensino médio, técnico profissionalizante, uma faculdade, uma universidade, uma escola de extensão universitária, enfim, QUALQUER ESCOLA;
- Pedir autorização à direção da escola para apresentar EM 5 MINUTOS, de sala em sala, um convite para que os alunos saibam o que são as novas mídias sociais (o discurso será ensaiado por nós previamente para que seja o mais abrangente e objetivo possível e que caiba neste formato de apresentação, que no mercado é comumente chamado de pitch;
- Ao final de cada pitch, você deixará um endereço eletrônico na lousa para que aqueles que se interessarem pelo assunto possam acessar, tão logo tenham um computador ao seu alcance.
Pronto. Simples assim. Estará concluída a 1ª etapa do nosso projeto. A meta é que você seja capaz de levar sua mensagem a, no mínimo, uma escola inteirinha, a 100% das classes desta - não importa quantos alunos isso represente; se você tiver acesso a uma Universidade imensa, excelente, se não, se for apenas a um cursinho que se resuma a uma única sala de aula, vale também.
2ª Etapa:
O link que você deixará nas salas de aula ao final do seu pitch de 5 minutos levará os interessados a um endereço eletrônico onde ele encontrará em uma única página uma coletânea organizada de outros links dos mais diversos blogs da blogosfera brasileira onde ele encontrará um verdadeiro “netbook” sobre as mais diversas mídias sociais - o que podem ser, como funcionam, pra que servem, rankings, listas, modelos, enfim, o máximo de conteúdo que pudermos utilizar para aumentar o interesse do visitante.
Essa coletânea de outros links que ele encontrará nesta página será montada apontando para posts de metablogs, posts e blogs de referência, agregadores, startups e redes sociais que são referências positivas nas mídias sociais brasileiras. Blogblogs, videolog, Bruno Alves, Nospheratt, J.Noronha, Interney, Alessandro Martins, Calebe, pBlog, Meio Bit, Via6, Ueba, Linkk, boobox, Gafanhoto, agências de publicidade voltadas para midias sociais, blogs temáticos das mais diversas áreas, posts de blogs que não sejam necessariamente grandes mas que tenham contribuído em algum momento com textos enriquecedores, wikis, enfim, para fontes de conteúdo relevante no nosso contexto.
Quem vai indicar essas fontes? Todo mundo pode contribuir com indicações, enquanto nos organizamos para cumprir a 1ª Etapa do projeto e, assim, vamos formando as nossas referências a serem citadas e devidamente linkadas.
Essa página será a porta de entrada dos nossos ASPIRAS DA EFIGÊNIA no universo das novas mídias sociais.
Nesse ínterim nossos convidados serão estimulados a comentar nas mídias visitadas, a criarem seus próprios blogs, seus vídeos, seus próprios conteúdos, nos mais diversos formatos ou naqueles com os quais eles se mais se identificarem.
Também serão presenteados com brindes a serem oferecidos pelos nossos parceiros durante as suas experiências de navegação pela web.
Finalmente nossos aspirantes serão convidados a participarem da 2ª edição do Blogosfera Brasileira em Debate, juntamente com os blogueiros, videologueiros, podcasteiros, enfim, com alguns dos ícones de todas essas mídias que, a exemplo do ano passado, serão convidados a se organizarem em grupos por temas para fazermos o nosso”esquenta” desse ano.
3ª Etapa
O Debate
Um novo post será publicado, no momento oportuno, listando os temas e os grupos de convidados para o grande debate virtual.
Aos interessados em participar, então, da etapa que se inicia hoje - a 1ª - basta que deixem no campo de comentários deste post o seu nome, url (se tiver), cidade onde atuará, e nós entraremos em contato pelo seu e-mail, que deve ser devidamente informado no campo específico dos comentários, claro.
Só isso. Facinho assim. Nada tão pretensioso que possam nos acusar de querer mudar o mundo, certo? Então, mãos à obra.
PS: Gostaria que aqueles que já se manifestaram nos comentários do post de lançamento do projeto em 29 de novembro do ano passado fossem os primeiros a se manifestar aqui, reiterando ou não suas disposições em colaborar. Foram eles: Rafael Ziggy, Veridiana Serpa, Alex, Lucia Freitas, Nick, Wolney, Sam, Kaká, Anny Rose, MaxReinert, Karyne, Alessandro Martins, Gustavo Gitti, Tonobohn, Prof.Vaz, Andre L. Soares, Myla, Newton Calegari.
Quanto aos educadores da lista dos Blogs Educativos que se manifestaram no post que novembro, depois de uma breve passagem pela referida lista a convite da sua moderadora, a professora Fátima Franco, percebi, feliz, que já fazem muitas vezes mais do que a simples ação que estamos propondo aqui; o que não impedirá que participem conosco dessa nossa pequeníssima empreitada aqueles que toparem. São eles: Fátima Franco, Cybele, Sintian, Gládis Leal dos Santos, Sergio Nascimento, Miriam Salles, Thaiza Montine, Juliana, Veneza de Almeida Babicsak, Marli, Jenny Horta e os demais, que não deixaram links nas suas passagens pelo blog. Fátima, reitere por mim, por favor, o convite na lista, ok?
Próximos passos:
- Deixar aqui seu comentário;
- Definirmos a agenda dos trabalhos e dos debates;
- Criarmos um selo de divulgação do projeto (alguém se habilita?);
- Coletarmos as sugestões de lins úteis aos trabalhos;
- Criarmos a página de acesso dos aspirantes;
- Apresentação dos Pitchs nas escolas;
- Organizarmos os debates.
Grande abraço!
(*) Aspiras = Aspirantes (pop.)
(**) Efigênia = 5 coisas que me irritam na blogosfera a começar pelo nome
Popularity: 52% [?]
Aproveite que está aqui e assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.


Encontre o que procura em nossos arquivos.














4 March, 2008 às 1:43 pm
Aspiras da Efigênia | Boombust…
A idéia é apresentar ferramentas de mídia social ao maior número possível de pessoas que ainda não as conheçam, convidá-las e capacitá-las para usá-las….
4 March, 2008 às 2:03 pm
uauuuu: esse foi o post q mais amei ver aqui - d longe, o melhor d todos. sai da Efigênia e bate às nossas portas; às dessa moçada toda, os aspiras, gente jovem, criativa, com tempo disponível e vontade. acho q é só mesmo fazermos o convite q esse pessoal, os d olhos curiosos, se mobilizam.
poxa, deu um puta orgulho ler esse post aqui e essa iniciativa. coisa d efeito prático - *efeito, mudança, além do on line*!!! (mais q ninja, Wagner
)
paraaabéééénnnsss!!!!
Myla, se vc não fosse a 1ª a responder a essa chamada eu abortaria o projeto - rs. Obrigado! Aí em BH eu quero estar com vc nisso. Assim matamos vários coelhos com uma paulada só. Beijão!
W
4 March, 2008 às 3:03 pm
Eu estou MAIS que dentro dessa empreitada!
Comentei inclusive num post do blog o quanto é fascinante o primeiro contato com um computador e o quanto isso é importante.
Me comprometo à atuar na cidade que morava do litoral paulista, visto que ainda não conheço muita coisa aqui da “Selva”… Mas me empenharei ao máximo para mostrar prá molecada que computador não resume-se em jogos, orkut e msn!
Beijão e pode contar comigo!
W
Kaká, estamos juntos - também nisso
4 March, 2008 às 4:25 pm
Opa! Quero muito contribuir também… não sou um expert no assunto mas tenho lá algum conhecimento, e quero ajudar no que puder!
Ah, sou de Juiz de Fora, MG.
Parabéns pela iniciativa e grande abraço!
Fala sério, João Paulo! Preciso muito da sua ajuda!!! wagner.fontoura@gmail.com
4 March, 2008 às 4:30 pm
Precisa mesmo se manifestar? Já no primeiro parágrafo estava aqui maquinando como fazer, onde fazer, com mil idéias. Interessante a sintonia, porque o texto que eu escrevi para o Desabafo de Mãe (volta ao ar dia 13!), foi sobre o uso da internet na escola.
Abraços e conte comigo sim!
Vc não precisava não, Sam. Vc é defaut - rs. Já conto cegamente. Abraço!
W
4 March, 2008 às 7:23 pm
Ações, finalmente ações efetivas
Bora evangelizar o pessoal! rsss
Já estou pensando em alguns colégios e faculdades.
Vamos nos falando.
W
Abraço
Demorou, Gabriel. O primeiro comentário desse post-chamada deveria ser o seu “presente” - rs. Obrigado por ser sempre PRESENTE. Vamos nos falando.
4 March, 2008 às 7:45 pm
Oi, Wagner:
estamos aí. Juiz de Fora é comigo, né? E vi que já tenho um parceiro da cidade, no post, aí acima. Bom isto.
Vou avisar ao pessoal da lista, que se interessou pelo assunto.
Abraços
Fátima, JF é com vc, comigo, com nosso novo parceiro aí de cima, com o Prof. Vaz… ixi, temos que pelo menos varrer as escolas daqui com um grupo tão grande - rs. Prazer enorme reencontrá-la aqui. Obrigado por levar pra lista o convite. Abração!
W
4 March, 2008 às 7:45 pm
Posso dar um pitaco? Bom, escreverei de qualquer jeito.
Seguinte: a idéia me parece ótima, mas será que esse público é mesmo carente de informações sobre mídias sociais? A molecada de 12, 14, 16, 20 anos que conheço dá voltas na gente. Faz vídeos no celular e compartilha, tem perfil do orkut, tem blogs e fotologs. Eles já estão inseridos nesse contexto.
Claro que o uso deles é diferente do nosso - mas, quando “crescerem”, já dominarão as ferramentas há muito tempo e estarão aptos a produzir ótimo conteúdo.
Por outro lado, na sala em que trabalho e que tem uma média de idade em torno de 35 anos, ninguém tem o hábito de ler blogs, só eu tenho o meu próprio, Flickr é palavrão… Eles não produzem nem consomem conteúdo dessas mídias.
Anyway… talvez eu esteja “viajando”.
Lu, que prazer revê-la (saudade)! A idéia não é mesmo “ensinar” nada, mas trocar. Trazer os que não estão com a gente e conhecer aqueles que já estão e com quem ainda não estamos - entende? Integrar tribos, ilhas, isso faz parte dos resultados esperados. Como estaremos em salas de pequenos e de… “nem tão pequenos assim”, digamos, vai rolar muita coisa legal nessa diversidade. Beijo! W
4 March, 2008 às 8:45 pm
OPA com certeza estarei a disposição (já sei até onde ir para fazer a divulgação rsrsrsr) apesar do pouco tempo e a ausência no blog não quero ficar de fora desta iniciativa; e boa sorte a todos.
Obrigado pelo apoio, Alex; é bom vê-lo por aqui de novo. Estamos juntos! Abração! W
4 March, 2008 às 8:52 pm
Com certeza, estou com vocês.Pode deixar que Indaiatuba fica por minha conta. Posso também atuar em Santos. Estou sempre por lá. Se tiver alguém de Santos poderemos combinar para agirmos em conjunto. Já estou arregaçando as mangas.
Estou muito feliz por fazer parte desta empreitada.
Parabéns Wagner!!
beijos
Muito bom, Cybele! Estava mesmo esperando pela sua chegada.
4 March, 2008 às 9:28 pm
Viva a diversidade!!! Alguns vão aprender, outros vão explorar novas possibilidades, e assim vamos ‘levando’ a Efigênia para um número maior de pessoas.
Pensei em diversos contextos aqui em Caxias do Sul - RS:
1°) A escola que vai receber os laptops do UCA (um dia… quem sabe…) Isso vai estimular os alunos e, principalmente, os PROFESSORES a olhar de outras formas para a internet;
2°) A escola de Ensino Fundamental onde trabalho. São crianças até a 4ª série de uma comunidade carente que não têm acesso ao computador!!! Vou dedicar uma ‘atenção especial’ para eles…
3°) O Núcleo de Inclusão Digital onde trabalho com capacitação de professores. Este é o público mais ‘carente’ no momento, pois de uma maneira geral eles desconhecem o potencial das mídias sociais (só criticam sem acrescentar)
Por enquanto é isso! Aguardo as cenas dos próximos capítulos!
Grande abraço
Sintian
Sintian, essa empreitada teria sido muito menor se você não tivesse chegado. Obrigado. É confortável e desafiador estar em companhias como a sua e as que vc nos trouxe.
W
4 March, 2008 às 9:39 pm
Tô dentro! Vou tentar uma escola maior, pois a minha é bem pequenininha. Tenho uma boa em vista, aqui em Itaipu- Niterói e vou tentar colaboração em outra em Icaraí (MV1) Essa idéia é grande!!
Jenny, tudo pode ser realmente grande quando gente como você decide que será. Estamos juntos. W
4 March, 2008 às 9:40 pm
Oi Wagner
Eu acompanho a Lu Monte nas suas ponderações. Trabalho com alunos de 10 a 19 anos e a maioria domina a maior parte destes meios de produção de conteúdo e interação. Eu trabalhei com blogs com as 5ªs séries em 2003\2004, pra ti ter uma idéia.
Oi, Suzana.
Será mesmo que dominam? Será que dominamos, nós? AInda que sim - o que me permito duvidar - teremos, então, muito a compartilhar.
Sei que esta não é a realidade das escolas mais carentes, especialmente devido as dificuldades de acesso.
Mas eu estou aqui para perguntar uma outra coisa. No objetivo você diz o quê pretende fazer acontecer. Mas não diz para quê e nem porquê.
Longa história, Suzana… merece mais do que uma resposta simplista aqui nesse espaço, mas que construamos respostas que sirvam não apenas a mim e a você, mas a muitos, sobretudo ao nosso público alvo. Nada de cartilhas por enquanto. Vamos abrir isso, por menor que seja nossa pretensão declarada. Posso, por enquanto, lhe assegurar que esse não é um projeto comercial. O resto da resposta vamos construir juntos.
Em se tratando de escolas e educação, estas são questões que serão perguntadas e que seria interessante que constasse no projeto a ser apresentado na escola.
Entendo. Vamos levar isto em conta antes de partir para o campo.
Considerando que o projeto visa somente os alunos, as escols vão querer avaliar se o projeto é relevante do ponto de vista educacional e como isso poderá ser articulado desvinculado da participação dos professores.
Essa empreitada visa “também os alunos”, mas não somente. Visa chamar a atenção dos próprios professores, das escolas em geral; visa integrar um pedacinho que seja da blogosfera aos cenários que conseguirmos alcançar;
Você escreve e destaca: “fontes de conteúdo relevante no nosso contexto.”, mas não explica qual é este contexto e o que seria relevante nele. Isso tem a ver com os objetivos do projeto que, neste sentido, poderiam ser mais detalhados.
O contexto em questão é o fortalecimento de algumas novas (ou nem tão novas assim) mídias sociais e a oportunidade de trazermos pessoas interessantes para o debate dos caminhos possíveis e desejáveis de penetração e desenvolvimento dessas mídias. E, claro, o caminho inverso. Aquele em que se apresentam novos players que até mesmo já as “dominam” (?), nos ensinando seus pontos de vista, compartilhando com a gente suas experiências.
Apenas alguns pitacos de uma profe que adora tecnologia e que se preocupa com a forma e com o conteúdo de como esta tecnologia se insere na vida das pessoas.
Se pudermos contar com sua visão crítica e seus “pitacos” tão certeiros, só teríamos a ganhar em assertividade. Espero poder contar.
4 March, 2008 às 10:46 pm
Olá Wagner!!
Minhas aulas ainda não começaram (UFES só volta dia 10/03 :D)… mas vamos ao trabalho!!
Bem.. esta é uma curta manifestação só para dizer que ainda estou dentro desta empreitada. Infelizmente, devido à baixa freqüência das ondas atuam em meu cérebro (estado também conhecido como muito sono), comentarei com mais detalhes amanhã, quando puder ler de forma mais clara o post!!
beijos!!
Karyne, mas é claro que vc tá dentro! Só me faltava vc não estar - rs. Beijão W
5 March, 2008 às 12:48 am
Presente, Master!!!!
Estamos aí… pro que der e vier!!!
Valeu Max. Sua presença com a gente engrossa o caldo e aumenta nossa responsabilidade. W
5 March, 2008 às 1:01 am
Oi Wagner!
Eu já conto contigo. W
A Suzana tem razão. Não é fácil conseguir esse espaço nas escolas se o projeto não tiver, para a direção das escolas e coordenações, uma justificativa, se não explicitar seus objetivos e deixar claro qual é o contexto, que mídias sociais são essas, para que servem, como são usadas. Penso que se não houver um professor ligado à instituição envolvido nessa empreitada, fica complicado se conseguir esse espaço.
De qualquer forma, acho que é uma iniciativa super válida e vcs podem contar comigo no que eu puder colaborar!
Um abraço
Perfeito, Mírian. Como temos conosco profissionais como você, eu me sinto seguro de que conseguiremos tornar esse projeto executável. Eu só não afirmaria que será fácil mesmo. Mas não ser fácil nem será o nosso maior desafio, acredite.
5 March, 2008 às 2:44 am
Opa Wagner e todos!
Quando eu li os objetivos do projeto:
“Apresentar ferramentas de mídia social (blogs, fotologs, videologs, podcasts, wikis, redes sociais e outras) ao maior número possível de pessoas que ainda não as conheçam, convidá-las e capacitá-las ao uso destas ferramentas.”
e li os…
“blogs de referência, agregadores, startups e redes sociais que são referências positivas nas mídias sociais brasileiras. Blogblogs, videolog, Bruno Alves, Nospheratt, J.Noronha, Interney, Alessandro Martins, Calebe, pBlog, Meio Bit, Via6, Ueba, Linkk, boobox, Gafanhoto”
Eu não pude deixar de “achar” que no fundo no fundo o objetivo final é arregimentar novos “consumidores” paa as chamadas “midia sociais”!
Olá, Sérgio!
Criar novos consumidores para as mídias sociais é um “efeito colateral” inevitável e sim, desejável, porque apesar de feia essa coisa de ter que levantar com o sol pra matar leões, ter que encontrá-los, matá-los, tirar os bifinhos, levar os bifinhos pras crianças comerem em casa, faz parte da natureza humana. Espero, do fundo do meu coração, contribuir para que os mercados envolvidos com as novas mídias se desenvolvam e, por menos que seja, espero e trabalho para contribuir com isso, embora nesse projeto isso provavelmente não passe de um mero “efeito colateral”.
Eu, enquanto educador, acho que eles, os alunos, devem se apropriar das novas tecnologias num contexto distinto dos blogues, startups, etc citados… não que os blogues citados sejam ruins, nocivos, ou etc…
E, enquanto pai, cidadão, educador e empresário, acho que essa não é uma escolha nossa. Podemos apontar caminhos - que é o que você, eu, a maioria de nós, fazemos todos os dias. A diversidade é uma mesa farta.
Mas é porque eles estão interessados, o que não é nada de ruim nisto, em ampliar seus “mercados” de “consumidores de informação”…
Como já disseram aqui, uma parte apreciável da garotada, particularmente aquelas da chamada classe média, já incorpora as novas mídias sociais… logo o “pitch” …
[Parênteses]Por que este pessoa de marketing adora termos que juntam a arrogância com a babaquice[1] “pitch”?
…
[/parênteses]
Ah, Sérgio, eu não sou de mkt - rs. Professores usam termos engraçados que inventam, economistas fazem isso, a garotada usa o miguxês, os mercados são assim, as pessoas se organizam em tribos, etc, etc, etc… diversidades…
…continuando, o pitch alcançará basicamente os excluídos digitais, para… para que mesmo? contribuirem com as mídias sociais? Como? como consumidores?
Enfim, é o que eu penso desta mobilização! Que começa e é agitada só por, por quem mesmo? Ah… gente de fora da Educação!
Queria estar totalmente errado nas minhas previsões! Ah como eu queria estar errado!
A idéia é proteger crianças indefesas ou o seu “mercado” contra os “invasores da educação”? Ah, Sérgio, pára. Precisamos da sua inteligência crítica aqui com a gente. Ajude-nos a descobrir SEM PRECONCEITOS no que estamos, nós e você, errados e corrigiremos juntos os nossos erros, sem medo. Quem se arrisca a fazer algo erra mesmo e quem cruza os braços erra mais. Será fundamental termos críticos expressivos como você, que conheço daqui mesmo da blogosfera. Sem maniqueísmos poderemos contribuir de fato e você é muito bem-vindo aqui.
Agora, lembrando: eu fui muito claro no texto quanto aos objetivos dessa empreitada e a sua despretensiosidade. São pessoas inteligentes e comprometidas até o último fio de cabelo, como você, quem estão usando “de gancho” a idéia para dar alguns passos a mais. Bingo! Se eu puder ajudar, contem comigo. Não foi sem razão que eu deixei aberto o convite (em separado) para que “os educadores” se juntassem a nós.
W
abraços a todos
5 March, 2008 às 6:55 am
Olá Wagner; sempre inovador!
Bom, Agora preciso montar a coletânea de links sobre Direito, publicidade e marketing. O tema se encaixa bem onde pretendo divulgar os trabalhos
Apresentarei os que tenho, mas preciso de mais links. Alguma sugestão!?
Oi, Calebe! Num dos próximos passos iremos organizar os temas e uma coletânea desses links com sugestões abertas a todos e, tenho certeza, conseguiremos um material muito rico e didático. Esteja a postos, então. Obrigado pelo retorno e pela disponibilidade. W
5 March, 2008 às 10:15 am
Ei Wagner… agora que pude ler melhor o post, as idéias e passos a seguir… só tenho q confirmar mais uma vez minha presença!!! Fantástica a proposta!
Eu pretendo atuar em uma escola de Ensino Fundamental de minha cidade (Vila Velha) na qual cursei do pré à 8ª série. Está valendo, não é?
Minha URL vc conhece muito bem (rsrs) e meus contatos você tem todos.
Vamos ao trabalho!
5 March, 2008 às 3:38 pm
Opa Wagner!
Vamos lá! Estou meio atrasado mas cheguei…
Opa! “No stress”, a gente tava esperando mesmo - rs W
5 March, 2008 às 3:45 pm
Olá Wagner, gostaria de participar, e gostaria que fosse no meu colegio em Brasília, é possivel? Entre em contato comigo, por email se possivel.
Olá, Marco! Pode ser sim, claro! Já aciono vc por e-mail pra combinarmos sim. Abração! W
5 March, 2008 às 7:06 pm
Opa Wagner e todos!
Obrigado por estender as conversações… algo meio raro na nossa blogosfera
Deixe-me ponderar algumas das questões que você levantou, numa ordem arbitrária:
“A idéia é proteger crianças indefesas ou o seu “mercado” contra os “invasores da educação”? Ah, Sérgio, pára. Precisamos da sua inteligência crítica aqui com a gente. Ajude-nos a descobrir SEM PRECONCEITOS no que estamos, nós e você, errados e corrigiremos juntos os nossos erros, sem medo. ”
Eu não protejo crianças nem tenho o meu mercado! Simples assim! Eu não os considero invasores da educação! Mas sim, tenho receio que queiram usar o discurso da educação (não seriam os primeiros nem os últimos) para ampliarem o mercado de leitores de “midias sociais”.
Como profissional de educação estou fazendo uma crítica, não para proteger crianças ou disputar mercados, mas porque é minha tarefa de educador avaliar se a leitura de blogues focados em monetização agrega valor a formação da garota.
Até onde eu posso enxergar (e não sou o dono da verdade, vou logo adiantando) nào vejo ações marketeiras agregando valor a formação da garotada.
Se você acredita que eles devem decidir por si mesmos, deve acreditar que, se eles desejarem usar drogas, deverão decidir por si mesmos ou se desejarem consumir pornografia, deverão por eles mesmos fazerem o juízo se isto é bom ou ruim…
Obviamente que não! Pra isso existem pessoas que estudam e mediam a formação dos nossos jovens!
Ao questionar qual a pertinência dos alunos descobrirem as mídias sociais a partir de blogues focados em “algo em que ganhar dinheiro não é um mero efeito colateral”. Estou oferecendo a ajuda que posso dar: A crítica!
Veja, não tenho nada contra vocês desejarem obter ganhos com os vossos empreendimentos (E sinceramente, desejo sucesso!). Mas repito, a apropriação das tecnologias e das competências pela garotada para usá-las numa Sociedade do Conhecimento, defintivamente, não passa por exposição a emprendimentos de markenting e prospecção de novos consumidores!
”
Porque a cidadania e a preparação para o mundo do trabalho passam ao largo da formação de meros consumidores…
Qualquer Escola séria, irá repilir que o seu espaço seja utilizado para indicação aos alunos de material claramente voltado a remuneração de terceiros, com contrapartidas educacionais nebulosas, ao menos até agora, onde objetivos educacionais serão pensados num futuro(?), mas as ações de marketing se fazem no presente!
Quer atuar na Escola? Então tenha minimamente uma proposta educacional para o empreendimento! No momento, o que eu vejo (e repitom não sou o dono da verdade!) é prospecção de consumidores com maquiagem de ação educacional!
abraços
Sérgio,
O Mestre aqui é você e, mesmo quando não concordo com algumas das suas ponderações, as chances de vc estar certo devem ser maiores do que as contrárias e eu respeito muito seu posicionamento.
É verdade sim que pretendemos ampliar o UNIVERSO (não apenas o mercado) de leitores de “midias sociais. E não apenas incentivando “a leitura de blogues focados em monetização”, mas incentivando o acesso a todos os tipos de mídias sociais. Aliás, esse é o único objetivo - e explícito - dessa empreitada.
Não há na proposta, não obstante, Sérgio, nenhum “material claramente voltado a remuneração de terceiros, com contrapartidas educacionais nebulosas”. Sequer estamos propondo qualquer contrapartida educacional, que por mais nobre que fosse, não é parte desse projeto, embora tenho certeza de que muitos dos envolvidos - sobretudo os educadores que virem aqui oportunidades - saberão usá-lo de gancho para ampliar nossa proposta.
Não é justo que sejamos acusados de não fazer algo que não nos propusemos mesmo. Quer ir além do que está proposto aqui? Se eu puder ajudar de alguma forma, conte comigo. É só sugerir. O atual estágio da web felizmente nos permite essa “construção a quente” a qual nem todos estão ainda habituados mas que podemos tentar expermentar juntos.
5 March, 2008 às 9:00 pm
Presente, tio Wagner (desculpe a demora)
Sergio F Lima. Pára, querido. A idéia é mostrar a rede, trazer as pessoas para dentro. Qual o problema? Eu luto pela educação, pela inclusão e pelo conhecimento e quero ganhar dinheiro (se for possivel) pelo meu tempo. É justo.
O projeto do Wagner é legítimo, claro, transparente. Vambora, grandão.
bj
6 March, 2008 às 5:52 pm
OLá Wagner, conforme mencionei na nossa última conversa fora da Matrix, estou confirmando meu desejo de participar, lembrando que eu já “sou do ramo” e já tenho até a primeira escola (obvio), você já tem os meus contatos. Aguardo instruções.
Abraço
Vaz
Vaz, vamos nos encontrar aí em JF assim que começarmos a próxima etapa pra combinarmos de atuar em grupo com os demais daí. Abração e obrigado pelo retorno. W
6 March, 2008 às 11:47 pm
Wagner,
Vi agora na blogosfera o link para o teu post e resolvi comentar até para me inscrever nos comentários.
Dia desses estive em uma cidade do interior gaúcho próxima a que eu trabalho e precisei acessar a internet, como não achei um cybercafé fui parar em um curso de informática e me permitiram acessar de dentro da sala de aula.
O professor estava ensinando os primeiros passos para os alunos e comentou que o site mais acessado da web na sua opinião era o Orkut e assinalou que nos momentos em que era permitida a livre navegação era o site mais procurado pelos seus alunos.
Terminada a aula, começou a seguinte e na medida que os alunos iam chegando, de fato era isso que faziam.
Ou seja até nestes lugares há um potencial para se mostrar que há outras páginas para os estudantes.
Grande abraço!
Pois é, jorge. Por isso mesmo não precisamos nos restringir a apenas um ou outro tipo de escola. Valeu!
7 March, 2008 às 2:03 am
gostei da idéia! Vou começar a prestar atenção no caminho casa-trabalho aqui em Brasília. Apesar de que meu tio dá aula na UNB, talvez eu possa aproveitar ele como contato =) mas só vou dar certeza da participação quando tiver efetivamente me mudado pra cá (pessoal do trampo tá me enrolando a quase 3 meses com a minha transferência rs…)
mas ótima iniciativa! gostei!
abraços!
Johnny, tem outras pessoas daí que já se manifestaram aqui - Marquinho, Lu - seria legal fazer isso em grupo, o que acha? Mas de qualquer jeito vamos divulgar internamente os IM´s dos participantes pra combinarmos todos os passos na próxima etapa.
W
7 March, 2008 às 7:34 am
Wagner, Lúcia e todos!
Só para encerrar minha participação neste debate eu gostaria de enfatizar dois pontos positivos neste debate: [viu eu não sou só do contra ;-)]
1 - É excelente para a blogosfera como um todo e para as ações da Boombust em particular esta disposição para o debate e para o contraditório! Eu me motivo a discutir não para impor meu ponto de vista, mas para aprender no debate qualificado de idéias. Mesmo quando os pontos de vistas são irreconciliáveis (como é o caso agora) nós todos crescemos.
2 - A disposição de empreender na blogosfera! Embora eu acredite que markenting e educação tenham vários conflitos de interesse! Eu aprecio as pessoas de ação.
As pessoas que acreditam no projeto e/ou que tenham disponibilidade vão aderir de todo modo! Eu, mesmo não aderindo ao projeto desejo que ele tenha um sucesso do tipo ganha-ganha! Todos os envolvidos ganharão!
Podemos ir a para a próxima discussão
Sérgio, você é quem pensa que não aderiu ao projeto. Suas críticas já foram suficientes para nos alertar para um monte de coisas e cuidados para os quais precisaremos estar atentos e com isso já entrou colaborando ativamente com todo o desenrolar da coisa, pelo que eu lhe agradeço. Fique de olho na gente e dê quantos pitacos lhe parecerem necessários no decorrer da implementação do projeto. Vou usá-lo como fonte de consultas se sentir necessidade disso e por saber que estará disponível, como sempre, desde já eu lhe agradeço novamente. Grande abraço! W
7 March, 2008 às 9:23 am
Boo!
Obrigado por citar a boo-box!
Você ja experimentou utilizá-la em seu blog?
É que o boombust em si não é um blog monetizado, apesar de fazer parte de algumas redes de negócios. W
7 March, 2008 às 1:52 pm
Oi Wagner, já aderi anteriormente a ideia e gostaria de sugerir que abríssemos um canal de troca para a montagem deste projeto de forma organizada e colaborativa. Um grupo de discussão? ou em alguma comunidade, não sei bem, essa parte vocês são mais inteirados. Acredito que assim o projeto poderá receber um respaldo pedagógico e todos se sentirão mais participativos. O que você propõe/acha?
Concordo com você, Jenny. A criação do grupo será feita logo no início da semana que vem, com o convite aos que se manifestaram a integrá-lo. Lá começaremos a dar corpo ao projeto a várias mãos. Só estou dando o prazo necessário pra que o recrutamento tenha o alcance necessário nesse primeiro passo. Bom tê-la conosco.
8 March, 2008 às 11:39 am
Oi Wagner!
Desculpe ter demorado em responder. Em primeiro lugar, agradeço a boa recepção das perguntas e críticas que fiz. Isso é essencial num debate: debater as idéias e não julgar as pessoas que as tem.
Eu te confesso que tenho reservas em relação ao projeto e, pelo que está descrito acima, ele já tem um objetivo e uma finalidade e algumas linhas gerais definidas, embora não estejam claras para quem as lê.
Eu recomendo uma nova postagem, clareando o que já está definido, dizendo onde (e até onde) os que aderirem poderão participar, pois muitos professores estão aderindo na expectativa de construir a totalidade do projeto, ou seja, definir as finalidades, os objetivos, o conteúdo, os procedimentos etc.
Que estas discussões e os projetos e parcerias que delas resultarem sejam impulsionadores de muita aprendizagem.
abraço
Suzana
em tempo: qdo falei ‘dominar’ não quis ser absoluta. A maioria dos alunos, que tem acesso na escola e em casa, têm habilidades e conhecimentos para descobrir rapidamente como usar uma midia social nova. Ex: se pedirmos para fazerem um vídeo, eles vão lá, descobrem como e fazem.
Obrigados nós, Suzana. Precisamos mesmo nessa empreitada da crítica de pessoas cujo comprometimento com a causa da educação seja tão grande quanto o nosso comprometimento com a causa aqui defendida - a das mídias sociais. Esse “casamento” pode sim ser muito profícuo para todos. Sua sugestão de novos posts clareando e definindo os próximos passos é muito apropriada e será adotada sim - já era parte dos nossos planos. Espero continuar contando com sua vigilância, independente de contar com sua adesão ao projeto, o que, certamente, estará longe de ser pouco.
W
9 March, 2008 às 1:28 am
[...] Aspiras da Efigênia - que pretende apresentar ferramentas de mídia social a quem não é ainda usuário, partindo das [...]
9 March, 2008 às 2:18 pm
[...] assunto e que pode concordar ou não. Este é por exemplo, um dos objetivos do projeto Efigênia vai à Escola: apresentar, ensinar e reforçar a excelente frase do [...]
11 March, 2008 às 12:35 pm
[...] Aspiras da Efigênia - A Blogosfera vai à escola, e abre as portas para a próxima geração de blogueiros. [...]
26 March, 2008 às 1:17 am
[...] criar um e-mail com senha compartilhada. Vi o mesmo problema na lista de discussão sobre “A Efigênia Vai À Escola“, iniciativa do meu mentor Wagner Fontoura para levarmos um pouco das Mídias Sociais para as [...]